terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Mar e suas Possibilidades.

O respeito pelo mar sempre marcou o homem antigo. Nele residia seus maiores medos, desafios e limites. Mas também vinha do mar as melhores recompensas assim como seu sustento. Essa relação se manteve inabalada até os meados das guerras da era moderna, onde o domínio do mar edificou impérios como o Luso e o Espanhol e posteriormente o Britânico. Ao escrever isso me sobem a mente das palavras de Cristóvão Colombo: -O mar traz novas possibilidades aos homens; assim como o sono traz novos sonhos... Nesse cenário dualístico entre a ruína e a fortuna, os valores dos antigos gregos foram moldados. A relação de respeito e força destes homens antigos fica expressas em uma antiga oração de marinheiro, que dizia algo mais ou menos assim:


"Netuno, senhor dos mares.

Minha pujança é o senhor quem forjou, meu sustento vem de sua casa.

Mas se for por sua vontade, podes levantar o mar e me destruir.

Sou impotente fronte sua força; e grato por sua providência.

Em ambas situações, tudo o que eu posso fazer é o mesmo.

Manter-me firme junto ao leme..."


Nas muitas Américas somos um povo formado de muitos povos. Nessa diversidade pouco existe em comum em idiossincrasias etnológicas. Pouco em comum reside também nos motivos que trouxeram os nossos primeiros antepassados para essa terra. Fora a coragem de homens e mulheres em atravessar um oceano de provações em embarcações precárias. Esses temerários imigrantes viveram uma diáspora em busca da edificação de um sonho que residia no além mar. Tais pessoas, deixaram seus ossos no pavimento abaixo dos pilares de nossa civilização. Tornando-se assim um exemplo do último período da antiga oração. Afinal, tanto na dor quanto na fortuna, esses exerceram o vigor de se manterem no leme de suas escolhas.

Um comentário:

  1. Gostei do post. E li o anterior também. Essa ideia de se manter junto ao leme aparece em várias teologias. Cristã, Bushido e como mencionaste na antiga. Parece um conceito milenar e entendo-o. Segundo elas, a coragem de segui-lo deve ser praticada e revigorada diariamente com o perigo de cair na desgraça se descumprir esse preceito. Obrigado.

    ResponderExcluir