segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Umas Poucas Palavras sobre o Velho Diógenes




Diógenes foi um filosofo grego que tomou notoriedade no mundo clássico por pregar uma vida sem grandes paixões. Muito próximo das idéias do budismo, onde a conquista do Nirvana passa pela negação do querer, da forma e da existência.

Esse sábio postulava que a ruína do homem auto-suficiente consistia no desejar. Suas principais indagações eram: afinal, por que querer uma carreira? Por que desejar o sucesso? Por que dedicar a vida a acumular bens e prazeres se esses são efêmeros? Não poderá um homem viver como simples homem em sua autonomia disso consistir sua felicidade?

Diógenes morava em um tonel nas ruas de Athenas, carregava uma lanterna em plena luz do dia na busca do homem verdadeiramente virtuoso. Trocava o pão do seu dia por algumas palavras de sabedoria que nunca excedia a compreensão de quem o alimentava.

Certa feita Alexandre Mágno em pessoa veio ao velho filosofo. E em tal ocasião o tentou ao oferecer qualquer coisa que ele poderia o fazer por ele. A resposta foi imediata: “Saia da minha frente, está ocultando meu sol. Não me tires o que não pode me dar!”. As palavras estavam a altura dos ouvidos do pupilo de Aristóteles. Ao escutar os comentários maldosos de seus oficiais Alexandre falou: “Se eu não fosse Alexandre, queria ser Diógenes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário